0

Utopia

Posted in

Tudo o que vemos ou parecemos, não passa de um sonho dentro de um sonho. — Edgar Allan Poe

A gente para pra pensar e o que há? Na verdade, o despertador está tocando te alertando que mais um dia de flores está chegando e você pode até tentar se animar com o fato de que: Puxa! O dia está lindo hoje, que isso não vai adiantar nada. E também não adianta os planos feitos pro dinheiro bem merecido que você está fazendo, aparece uma coisa ou outra que te tira totalmente do planejado. Resta muito pouco pra nós.

Isso tudo é muito utópico. Nós queremos férias, dai as tão sonhadas férias chegam e o que a gente faz é ficar com a cara pra cima sem fazer nada. Queremos mais amor, por favor! Mas sempre vemos um jeito de tirar o rapaz da lista dos que terão chance com você porque ele parecia ser... um pouco feliz demais. Queremos amigos que nos compreendam melhor, que estejam disponíveis na semana depois que "Escuta o que eu to te falando, não vai" dai você vai e volta com cara de cachorro molhado. A gente se alimenta nas novelas, nos livros, nos filmes e em qualquer outra besteira porque acredita que haverá uma chance pra nós também. Por que espera, aquele cara feio pra burro está namorando a menina mais bonita da turma, então eu também tenho chance. Tenho chance de crescer e ser um grande bosta na vida. De passar meus dias atrás de uma mesa de escritório a fim de alimentar mulher e filhos, porque é o certo a se fazer.

Meus sonhos de felicidade geralmente estão relacionados a morar um lugar frio e ter uma casa no campo. Não é ser rica e ter bons contatos, vestir uma camiseta social com um botão aberto porque o cara que estou interessada passa lá no meu serviço hoje e quem sabe tudo dê certo. É deprimente a ideia de que no futuro meus netos não tenham o prazer de dizer que caralho, minha avó faz uma comida muito boa, diferentemente do prazer que tenho de falar da minha. Isso é o que a maioria das pessoas querem. Perguntaram-me esses dias:

— O que você espera da vida?
— Olha, só estou esperando terminar esse curso logo porque não aguento mais computação.

Ele então se vira pra mim com um olhar reprovador de você-não-tem-perspectiva-na-vida e eu deixo o assunto pra lá porque falta paciência a maior parte do meu dia, imagina tentar explicar minhas opiniões pros outros. É um negócio complicado. Sou, em meu mundo, uma formada em Psicologia e Ciências Forenses, apaixonada por romance policial e pelo estudo de assassinos em série. E então eu seria o quê da questão em minha família de como eu tinha me tornado tudo isso e como havia me saído bem em cuidar da minha própria vida, como eu sempre fiz. Novamente, isso tudo não passa de fantasia, de um plano irrealizável. Nossas convicções são pautadas nisso. Por exemplo, o que você acha do respeito? Com certeza é a lenga lenga de que todos deviam se respeitar, respeitar as diferenças alheias pra que possamos viver num mundo melhor. Só que mundo melhor não existe. O que existe é o hoje, os problemas de hoje. A gente precisa acreditar em alguma coisa, em alguém. E tudo o que fazemos pelo resto de nossos dias é acreditar que dias melhores virão e negar o que está acontecendo e o que é real. Tudo isso é o que somos, sonhos.

❝ Utopia: Situações determinadas em que os indivíduos estão em estado de felicidade e harmonia. Local em que tudo acontece de maneira perfeita e/ou ideal. Que está no âmbito do irrealizável; quimera, sonho, fantasia. ❞

0 comentários:



O que achou da postagem? Comente.
Inscrição por e-mail logo ao lado.

▲ Ir ao topo