4

O apanhador no campo de centeio

Posted in


Esse livro narra alguns poucos dias da vida de Holden Caulfield. Um jovem de 16 anos que apesar de ter uma família rica, não se interessa pelos estudos, tampouco pelas pessoas. No último colégio em que passou foi reprovado em quase todas matérias, o que pra mim faz de Holden alguém intrigante. Pois ao mesmo passo que ele ia mal em todos os colégios que passava, era o tipo de pessoa que lia muitos livros e que gostava de ter uma conversa inteligente com alguém, o que era muito difícil, pelas pessoas que conhecia. É um livro de caráter muito peculiar. Há quem diga que ele deveria ser proibido de venda, pelo fato desse livro ter sido a justificativa para alguns assassinatos ou tentativas.

O exemplo mais popular foi o caso de John Lennon. Quando questionaram o assassino do porque ter matado John ele responde: "Leia O apanhador no campo de centeio e você descobrirá porque o fiz. Esse livro é meu argumento." Desculpe os fãs, mas eu entendo o assassino, mesmo achando que John não devesse morrer. É algo complicado, pois isso tudo ocorreu dentro da mente daquela pessoa e o que ele tomou como justificativa - e você precisará ler pra saber - é algo totalmente pessoal.

No meu caso, O apanhador no campo de centeio libertou-me. Me senti várias vezes como sendo o próprio personagem ou Caulfield sendo meu amigo mais próximo. Uma leitura obrigatória, que te faz viver dentro do mundo de Holden. Escrito numa época em que a adolescência era somente uma transição sem importância da juventude para a fase adulta, o livro cria uma perspectiva diferente a partir da visão de um jovem sobre o mundo. Foi-me perturbador certas vezes, porque Salinger soube de uma forma exatamente perfeita adentrar no consciente de algumas pessoas e a visão delas sobre a humanidade.

E você, já leu O apanhador no campo de centeio?
Disponível em PDF no link.

Entre outras coisas, você vai descobrir que não é a primeira pessoa a ficar confusa e assustada, e até enojada, pelo comportamento humano. Você não está de maneira nenhuma sozinho nesse terreno, e se sentirá estimulado e entusiasmado quando souber disso. Muitos homens, muitos mesmo, enfrentaram os mesmos problemas morais e espirituais que você está enfrentando agora. Felizmente, alguns deles guardaram um registro de seus problemas. Você aprenderá com eles, se quiser. Da mesma forma que, algum dia, se você tiver alguma coisa a oferecer, alguém irá aprender alguma coisa de você. É um belo arranjo recíproco. E não é instrução. É história. É poesia. (O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO,  1951, p. 78).

4 comentários:

  1. Obrigado pelo link de download! Gostei do post!! Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida. Prov.4.23

    ResponderExcluir
  3. Esse texto não está no livro. Está?

    ResponderExcluir



O que achou da postagem? Comente.
Inscrição por e-mail logo ao lado.

▲ Ir ao topo