3

Projeções

Posted in , ,

        
          Procurei por alguém que até os dias de hoje, tinha o efeito de fazer com que os meus problemas interiores, sejam eles existenciais ou não, parecessem menores. Sim, todos têm os problemas maiores que os meus. Há a preocupação com a família, a casa, a beleza, o estudo e os demais. Coloco-me como a menos importante. Os problemas que tive na adolescência são do desconhecimento de muitas pessoas. Fique aqui, vou contá-los a você.

          Com uns 14-15 anos sofri de depressão ou dos meus próprios pensamentos conturbados. Escrevi uma carta suicida à minha família dizendo os motivos pelo qual eu faria aquilo. Deixei abraço a eles no final. Isso aconteceu umas duas ou três vezes. Quando aquele período passou, me arrependi por, até mesmo, me permitir ter aquele tipo de pensamento. Nessa fase, acreditava que ninguém se importava com os meus problemas. Sim, ninguém se importa e isso não se aplica só a mim. Aplica-se também a você, nós sabemos.

          Certa vez, em um tempo não tão distante, deixei no rascunho do meu celular a seguinte mensagem – "Vivo desolada porque as pessoas são hipócritas e fracas de sentimento e só não me rendi à morte por concordar com quem falou que..." Um cantor, disse em uma música que já havia tentado o suicídio mas que não valia a pena porque o mundo era louco.  Você lê isso e imagina o quê? "Ah, com certeza essa moça não ocupa a mente com alguma coisa. Se ela vivesse minha vida deixaria dessa desfaçatez." Um alguém tem toda a razão quando diz que os suicidas foram pessoas que pensaram muito, por isso cometeram esses atos.

          Estou aqui e não somente por acreditar que não vale a pena, porque não vale mesmo. Situo-me. Em meio a tudo, sou um projeto de algo inacabado, em andamento. Você projeta sua mente a acreditar que a vida é boa e ela parece boa a você no final. Você projeta sua mente à dor e o que te resta é a morte como refúgio. Somos projeções de pensamentos fundados em algo que alguém disse, seu pai, sua mãe, seus amigos, um filósofo, um ninguém. Acreditar no seu potencial é um exercício e tanto ao amor pela vida e ter amor pela vida é complicado. Ou não. Pense. Desprenda-se. Não tenha compromisso com a resposta. A vida que você leva vai ser significante pra alguém no futuro? A minha talvez não, porque acredite você, eu queria falar sobre paz. 

"Há estudos pormenorizados que demonstram que pessoas com constantes distúrbios emocionais e que se caracterizam principalmente pela dificuldade contínua de adaptação social e de relações interpessoais são as mais suscetíveis ao suicídio." 
Suicídio – Fragmentos de Psicoterapia Existencial


3 comentários:

  1. um grande problema nas pessoas, é acreditar que a própria existência vale menos do que a dos outros, que os problemas não se equivalem, o que falta ver é que todos somos importantes, ninguém é um lixo ou estorvo nessa vida, todos nós temos um lugar e um cargo x]

    ResponderExcluir
  2. isso de Fato e um Problema Bastante Frequenta na Vida dos Jovens e Adolescentes, tem varias explicações, Cientifica ou religiosa, mais algo que, gosto sempre de dizer, tenha Fé que dias melhores virão, se vc esta vivo e Por Algum Motivo.

    ResponderExcluir
  3. A vida é complicada, e as vezes nos leva ao desespero, e a tentar coisas desesperadas, mas a luta continua para aqueles que não se rendem. E é bom não ter se rendido.

    Quando você citou "projeto de algo inacabado" me fez pensar muito, e acabei escrevendo isto http://goo.gl/ZbEvSr , espero que aprecie.

    ResponderExcluir



O que achou da postagem? Comente.
Inscrição por e-mail logo ao lado.

▲ Ir ao topo